quarta-feira, janeiro 19, 2011

Leite ou não leite, eis a questão


Pesquisa derruba mitos ligados ao consumo da bebida e discute se ela deve estar presente na dieta do adultoOs humanos são mamíferos, mas não parecem muito certos do papel do leite em suas vida adulta. O alimento está cercado de mitos, que levam muita gente a fugir dele e de seus derivados. Para complicar, alguns médicos e nutricionistas se colocam contra o consumo da bebida. Afinal, deve-se ou não incluir o leite na dieta? Essa questão motivou a nutricionista Adriane Elisabete Costa Antunes, da Universidade de Campinas (Unicamp), e a bioquímica Maria Teresa Bertoldo Pacheco, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo, a resgatar evidências que permitam diferenciar fatos e mitos quanto ao consumo de leite na maturidade. Elas perceberam que o consumido sente-se sem rumo e não encontra orientação consensual entre os profissionais de saúde. Para enfrentar a polêmica, as pesquisadoras organizaram uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de nutrição, biologia, medicina, engenharia de alimentos, química, bioquímica, zootecnia, farmácia e economia. Do trabalho, resultou o livro Leite Para Adultos: Mitos e Fatos Frente a Ciência. Adriane Elisabete diz que a equipe procurou argumentos favoráveis e contrários ao consumo e os examinou com base em fundamentações científicas.  - O objetivo é fazer a pessoa ter argumentos para decidir se retira ou não o leite da dieta – explica. O veredicto das autoras tende a ser favorável aos produtos lácteos. É verdade que uma parcela da população tem alguma restrição ao consumo. No Brasil, por exemplo, cerca de 25% da população apresenta intolerância à lactose. De maneira geral, no entanto, os estudos científicos analisados indicam que o alimento traz apenas benefícios para as pessoas saudáveis. Entre os mitos analisados o de que o homem não necessita do leite na dieta. Maria Teresa lembra que as grandes fontes de cálcio são justamente o leite e seus derivados. Segundo a pesquisadora, a absorção do cálcio conduzida pelo leite é maior do que a obtida com qualquer outro alimento. No tribunal científico - Livro de pesquisadores da Unicamp aponta mitos sobre o leite e seu consumo por adultos:
MITO: O homem não necessita incluir leite na sua dieta; Isso pode até ser verdadeiro, desde que se busque outras fontes de cálcio. Para tanto, é necessário comer uma enorme quantidade de vegetais, que têm o componente. Enquanto apenas três canecas de leite equivalem a 75% das recomendações diárias de cálcio, o indivíduo teria de comer vegetais o dia todo para chegar perto da quantidade recomendada.
MITO: Manga com leite faz mal ;Esse mito foi criado para que os escravos ingerissem apenas manga (que era abundante) e deixassem o leite para os senhores. Acredita-se que alguns escravos foram envenenados ao ingerir leite com manga, para reforçar o mito.
MITO: O único leite adequado para o consumo humano é o materno; O leite que chamamos de materno é realmente o mais adequado. No entanto, o consumo de leite de outras espécies é possível, porque o homem é um ser onívoro e ajustável a variados alimentos.
MITO: Os humanos são os únicos que ingerem leite de outras espécies: Muitos mamíferos adultos de outras espécies apreciam o leite. Se não o consomem, é por falta de acesso. Se for oferecido leite de vaca para um gato ou um cachorro, eles não hesitarão em beber.
MITO: Leite cura gastrite; Em algumas pessoas, o leite pode piorar a gastrite. Seu consumo leva ao efeito rebote – primeiramente, diminui a acidez gástrica, mas depois a eleva. Contudo, as proteínas do soro de leite têm demonstrado propriedades terapêuticas para a proteção da mucosa do estômago, auxiliando na prevenção contra o efeito ulcerativo do álcool, agindo como anti-inflamatórios e amenizando o estresse.
Fonte: Zero Hora - Caderno Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um breve comentário sobre o conteúdo desta postagem.

Um pouco da história...

A Paróquia Santa Fé foi criada em 10 de Novembro de 1999 e está localizada junto ao Bairro Santa Fé, na região Norte de Caxias do Sul. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Santa Rita de Cássia (Santa Fé) Nossa Senhora Consoladora (Centenário I) Senhor Ressuscitado (Centenário II) São Luiz Santo Antônio da 7 ° Légua, Nossa Senhora das Dores São Peregrino (Parque Alvorada) Nossa Senhora do Pedancino da 7ª Légua Nossa Senhora de Guadalupe (Brandalise) São Francisco (Vila Maestra) Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte) Imaculado Coração de Maria (Vila Ipê) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canyon) São Marcos (Veneza)e Nossa Senhora das Graças (Colina do Sol).

IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS

Posse - Dom Alessandro

1ª FESTA DOS PADROEIROS - 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RUDINEI ZORZO

ENCONTRO DAS LIDERANÇAS - 2010

CAMINHADA PELA PAZ - 2010