quarta-feira, junho 08, 2011

PENTECOSTES

Pentecostes é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e Maria. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascençǎo. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo (fuga do povo hebreu, do Egito, para a Terra Prometida). Por esta razão o dia de Pentescostes é considerado o dia do nascimento da Igreja.

Mas o que é Pentecostes? Pentecostes é uma festa dos cristãos, mas antes de ser uma festa dos "cristãos", Pentecostes foi festa dos judeus e sua origem se perde nas sombras do passado. Antes de se chamar assim, tinha outros nomes, e era uma festa agrícola. Qual o significado de Pentecostes? É uma palavra que vem do grego e significa "qüinquagésimo". É o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo. Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.

Qual é a cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor. O Espírito Santo é chamado de "Espírito do amor".

Na paróquia Santa Fé, celebraremos a Solenidade de Pentecostes com uma vigília no sábado dia 11 de Junho às 17h de 2011. Com a presença de todas as crianças que estão no Caminho de Iniciação à Vida Cristã (catequese), com suas respectivas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um breve comentário sobre o conteúdo desta postagem.

Um pouco da história...

A Paróquia Santa Fé foi criada em 10 de Novembro de 1999 e está localizada junto ao Bairro Santa Fé, na região Norte de Caxias do Sul. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Santa Rita de Cássia (Santa Fé) Nossa Senhora Consoladora (Centenário I) Senhor Ressuscitado (Centenário II) São Luiz Santo Antônio da 7 ° Légua, Nossa Senhora das Dores São Peregrino (Parque Alvorada) Nossa Senhora do Pedancino da 7ª Légua Nossa Senhora de Guadalupe (Brandalise) São Francisco (Vila Maestra) Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte) Imaculado Coração de Maria (Vila Ipê) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canyon) São Marcos (Veneza)e Nossa Senhora das Graças (Colina do Sol).

IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS

Posse - Dom Alessandro

1ª FESTA DOS PADROEIROS - 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RUDINEI ZORZO

ENCONTRO DAS LIDERANÇAS - 2010

CAMINHADA PELA PAZ - 2010