terça-feira, junho 28, 2011

Durante todo o mês de julho, a Diocese de Caxias do Sul celebra o Mês do Dízimo. É um tempo especial, marcado por uma programação específica com o objetivo de despertar todos os fiéis da diocese para a consciência de que somos membros de uma comunidade e, portanto, temos uma responsabilidade frente a ela. É interessante notar que mesmo depois de tantos anos dedicando um mês inteiro para a reflexão sobre o dízimo, tantos católicos ainda não compreendem bem o que significa essa dimensão da nossa caminhada.
Você sabe claramente o que significa o dízimo? Como tem sido a sua experiência como dizimista?
Para entender o dízimo hoje é preciso ter em mente duas coisas fundamentais:
1)      Tudo o que somos e o que temos vem de Deus, nada é nosso tudo nos é dado gratuitamente por Deus;
2)       Nós pertencemos a uma comunidade, não vivemos sozinhos, participamos de uma comunidade e somos responsáveis por ela.
Assim, o dízimo, para nós dizimistas, assume os seguintes significados:
  • Ato de louvor a Deus. O dízimo expressa nosso amor e fidelidade ao Pai;
  • Reconhecimento de que tudo o que temos vem de Deus. Nada é nosso. Tudo o que “conquistamos” foi-nos dado por graça de Deus;
  • Comunhão com os irmãos. O que temos foi-nos dado para ser colocado em comum para que cada um receba segundo as suas necessidades. Dízimo é partilha. E partilhar não é dar o que nos sobra, mas dar o que o outro precisa.
Por outro lado, para quem administra o dízimo, ele tem o significado de manutenção. É o que torna possível a vivência das três dimensões da ação evangelizadora da Igreja: dimensão religiosa, dimensão missionária e dimensão social, que vamos abordar posteriormente.
Você já tinha se deu conta do quanto o dízimo é necessário para o sustento de sua comunidade?
É preciso tomar cuidado com algumas idéias erradas que alguns ainda têm sobre o dízimo.
Não é imposto. A Igreja não cobra impostos de seus fiéis. Como vimos, devolver o dízimo não siginifica tirar 10% de tudo o que ganhamos. Dízimo é partilha, é ir ao encontro das necessidades da sua comunidade.
Não é mensalidade. Não podemos pensar no dízimo como uma mensalidade obrigatória para a participação na Igreja. Em um clube, é obrigatório o pagamento da mensalidade para que você possa entrar e se divertir nele. O não pagamento da mensalidade implica na perda do direito de utilizar o clube. Na Igreja, não existe mensalidade. A Igreja está aberta e sempre estará aberta à participação de todos. O Dízimo é uma oferta livre e expontânea. Sinal do nosso compromisso com Deus e com a comunidade.
Não é investimento. Precisamos ter muito cuidado com uma idéia de dízimo como um investimento. “Vou dar o meu dízimo para que Deus me abençoe e me dê tudo o que quero”. Em muitos lugares as pessoas são enganadas com esse tipo de proposta: “Pague o seu dízimo e você verá o que Deus irá fazer em sua vida!”. E, assim, as pessoas dão tudo o que tem com o interesse de que Deus lhes dê um bom emprego, uma casa nova, um carro de luxo, etc. Dízimo é ação de graças, é reconhecimento de que tudo o que temos vem de Deus. Nada é nosso.
Diante de tudo isso, nos resta fazermos uma análise de nossa vida e pensarmos se estamos realmente comprometidos com a obra de Deus, comprometidos com a Igreja, comprometidos com nossa comunidade. Dízimo é sinal de compromisso. É sinal de fidelidade ao projeto de Deus. É sinal de responsabilidade pela comunidade em que eu participo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um breve comentário sobre o conteúdo desta postagem.

Um pouco da história...

A Paróquia Santa Fé foi criada em 10 de Novembro de 1999 e está localizada junto ao Bairro Santa Fé, na região Norte de Caxias do Sul. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Santa Rita de Cássia (Santa Fé) Nossa Senhora Consoladora (Centenário I) Senhor Ressuscitado (Centenário II) São Luiz Santo Antônio da 7 ° Légua, Nossa Senhora das Dores São Peregrino (Parque Alvorada) Nossa Senhora do Pedancino da 7ª Légua Nossa Senhora de Guadalupe (Brandalise) São Francisco (Vila Maestra) Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte) Imaculado Coração de Maria (Vila Ipê) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canyon) São Marcos (Veneza)e Nossa Senhora das Graças (Colina do Sol).

IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS

Posse - Dom Alessandro

1ª FESTA DOS PADROEIROS - 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RUDINEI ZORZO

ENCONTRO DAS LIDERANÇAS - 2010

CAMINHADA PELA PAZ - 2010