terça-feira, junho 14, 2011

CORPO E SANGUE DE CRISTO

"Hoje a Igreja te convida:/ ao pão vivo que dá vida/ vem com ela celebrar!
O que o Cristo fez na ceia/ pede à Igreja que o rodeia repeti-lo até voltar.
Faz-se carne o pão de trigo,/ faz sangue o vinho amigo:/ deve-o crer todo cristão.

Com a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a Igreja celebra o mistério de uma Presença, o inesperado modo pelo qual o Senhor cumpriu ao máximo sua promessa tão consoladora, tão amorosa: "Eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos!"

Caros em Cristo, para nossa contemplação do mistério da presença real de Cristo na Eucaristia, respondamos a quatro perguntas: (1) Como se dá a presença de Cristo na sua Igreja? (2) Por que ele quis se nos entregar numa ceia? (3) Por que com pão e vinho? (4) Por que disse "é meu corpo, é meu sangue"? Respondendo esses quesitos, procuremos admirar o modo inaudito com o qual Deus se deu a nós...

A primeira questão: como se dá a presença de Cristo na sua Igreja? A resposta é simples: dá-se na potência do Espírito Santo. O próprio Senhor Jesus havia dito ser melhor para nós que ele partisse... Por quê? Porque esvaziando-se de si mesmo na cruz e sendo plenificado com o Espírito Santo por obra do Pai, ele derramaria seu Espírito em nós, sua Igreja. É assim que ele estará para sempre conosco: onde está o Espírito Santo de Jesus, aí está a força de Jesus, a vida de Jesus, a energia de Jesus, a ação salvífica de Jesus. É por isso que, estando à Direita do Pai, o Senhor estará sempre conosco, em todos os momentos e recantos da terra. É o Espírito de Jesus quem age quando a Palavra é proclamada e escutada, é o Espírito de Jesus quem age nos sacramentos, é o Espírito de Jesus quem nos faz sentir a presença do Senhor quando rezamos. Jamais há presença do Senhor sem o Santo Espírito; jamais o Santo Espírito faz outra coisa além de tornar o Senhor e sua salvação presente em nós, na nossa vida, na vida da Igreja e na vida do mundo. Pois bem se, na força do Espírito, há mil modos do Espírito está presente na sua Igreja, há um modo que é especialíssimo, tão singular que nós chamamos de presença real: é a presença no pão e no vinho eucarísticos. Pela invocação do Espírito Santo e a imposição das mãos do sacerdote, na celebração da Santa Missa, de tal modo o Santo Espírito do Senhor impregna o pão e o vinho, que ali já não há mais pão e vinho, mas o Senhor Jesus morto e ressuscitado, em eterna e amorosa imolação, sempre vivo a interceder por nós. Após a consagração, o pão é Jesus, o vinho é Jesus, todo no pão, todo no vinho, em corpo e sangue, alma e divindade, tão real e perfeito como está no céu. Escutemo-lo para crermos; estejamos atentos para não duvidarmos, como os judeus que acharam dura esta palavra. Escutemos: "Isto é o meu corpo; isto é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim! Minha carne é verdadeira comida; meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele; tem a vida eterna e eu o ressuscitarei. Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu Sangue não tereis ávida em vós!" Então, sabemos que Cristo está realmente presente na Eucaristia, sabemos que aquele pão é todo Cristo e aquele vinho é todo Cristo, Senhor da vida, presente pela força transformadora do Espírito Santo.

Passemos à segunda pergunta: Por que o Senhor escolheu uma ceia para se dar a nós, de modo que, ainda hoje, o sacrifício eucarístico tem a forma de um banquete? É porque para o povo da Bíblia, comer à mesma mesa, cear a mesma ceia significa viver a mesma vida. O alimento é vida, e comer o mesmo alimento é partilhar a vida. Pois eis, caríssimos, que o nosso Senhor quis partilhar conosco sua vida, sua morte, sua ressurreição, sua vitória, que agora tem junto ao Pai na força do Santo Espírito! Bem que ele nos havia dito: "Não há maior prova de amor que dar a vida pelos amigos!" Pois ele se deu a nós de verdade, partilhou de verdade toda a sua existência. – Obrigado, Jesus, por tamanha prova de amor! Obrigado, porque fazendo-te homem vieste comer à mesa de nossa existência, partilhando a nossa aventura humana! Obrigado porque nos deste partilhar a tua aventura!

Passemos à terceira pergunta: Por que o Senhor utilizou pão e vinho? Porque são os alimentos mais simples, mais comuns da mesa dos judeus. O pão e o vinho eram o dia-a-dia do pobre e do rico. Ainda hoje, nos países da bacia do Mediterrâneo, ao sentarmo-nos para o almoço ou jantar, encontramos logo na mesa uma garrafa d'água, uma garrafa de vinho e pão fatiado. Pois bem: Jesus não quis ser o Jesus dos grandes momentos, o Jesus de algumas poucas ocasiões; ele quis ser o Jesus de todos os dias, o Jesus de todos os momentos, o Jesus dos pobres e dos ricos, o Jesus de todos e de tudo. Por isso mesmo escolheu sinais tão ínfimos, tão humildes, tão vulgares. – Mais uma vez, obrigado, Jesus, por tua humildade, por tua divina disponibilidade em se dar a nós de modo tão simples, tão desprovido de grandeza! Ensina-nos, pelo pão e vinho eucarístico, a virtude da humildade, da simplicidade, da arte de perceber o valor das coisas humildes e pequena, nas quais tu te escondes...

Por último, a quarta questão: Por que Jesus disse "é meu corpo, é meu sangue"? Corpo ou carne, na Bíblia, não é somente a musculatura da pessoa, mas toda ela – sua inteligência, seus sentimentos, seu corpo, suas emoções, seus planos... É dito carne ou corpo para significar que o homem é frágil, murcha como a erva do campo. Pois bem, quando Jesus diz: "Isto é o meu corpo", ele quer dizer: "Isto sou eu com minha vida tão frágil, que tomei de vós no seio de Maria, a Virgem. Eu vos dou minha fraqueza humana: meus cansaços, meus sonhos, minhas andanças... Dou-vos tudo quando vive no meio de vós, feito homem, eu, o Verbo que se fez carne!" E o sangue? Não significa simplesmente o líqüido vermelho que corre nas nossas artérias. Sangue, na Bíblia, significa a vida. O sangue derramado significa a vida tirada, a vida violentada. Pois, vede que coisa tão linda: ao dizer "Isto é o meu sangue", o Senhor está dizendo: "Eu vos dou toda a minha vida que se foi derramando por vós, desde o primeiro momento da minha existência humana. Fui me derramando por vós em cada cansaço, em cada decepção; fui me derramando em cada noite em oração, em cada agonia... até aquela última, da cruz e da sepultura..." Então, meus caros, "isto é o meu corpo, isto é o meu sangue" significa "isto sou eu todo, com o que tenho, com o que sou, com o que vivi e com o que morri, com o que amei e com o que sonhei, que agora entrego a vós e por vós". Que podemos dizer, meus caros? Digamos simplesmente, ainda uma vez mais: Obrigado, Senhor, por esse amor tão grande, que te fez a nós te entregares assim, totalmente! Dá-nos a graça de, recebendo teu corpo e sangue, plenos do Espírito Santo, na força do mesmo Espírito, fazer de nossa vida uma entrega a ti e, por ti, chegarmos ao Pai, onde estás!

Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um breve comentário sobre o conteúdo desta postagem.

Um pouco da história...

A Paróquia Santa Fé foi criada em 10 de Novembro de 1999 e está localizada junto ao Bairro Santa Fé, na região Norte de Caxias do Sul. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Santa Rita de Cássia (Santa Fé) Nossa Senhora Consoladora (Centenário I) Senhor Ressuscitado (Centenário II) São Luiz Santo Antônio da 7 ° Légua, Nossa Senhora das Dores São Peregrino (Parque Alvorada) Nossa Senhora do Pedancino da 7ª Légua Nossa Senhora de Guadalupe (Brandalise) São Francisco (Vila Maestra) Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte) Imaculado Coração de Maria (Vila Ipê) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canyon) São Marcos (Veneza)e Nossa Senhora das Graças (Colina do Sol).

IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS

Posse - Dom Alessandro

1ª FESTA DOS PADROEIROS - 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RUDINEI ZORZO

ENCONTRO DAS LIDERANÇAS - 2010

CAMINHADA PELA PAZ - 2010