domingo, junho 05, 2011

A ARTE DE ENVELHECER

A vida humana é constituída de várias fases, varias etapas, diversas uma das outras: infância, adolescência, juventude, meio dia da vida, idade adulta, velhice e o entardecer de nossa vida terrena. Cada etapa tem suas características, uma é diferente da outra, cada uma tem seus valores e suas limitações. O importante é conhecer cada uma das etapas, aceitá-las, receber e saber dar o auxilio necessário.

Certamente é sublime a arte de envelhecer. Mesmo que se troque de nome: (3ª idade, melhor idade ou outras palavras), não dá para esquecer as limitações que ela tem. A primeira atitude que devemos cultivar é aquela de aceitar o envelhecimento. Para aceitar é preciso reconciliar-se com o seu passado. Não tem ninguém de nós que não precise reconciliar-se com o passado, perdoar aos outros e perdoar a si mesmo. É claro que o que foi dito e o que foi feito está feito, não podemos mudar, mas pode ser aceito. Se Deus nos perdoa é importante também perdoar-se e isso nos ajuda a sermos humildes, compreensivos com os outros. Muita coisa acontece não por maldade, mas por fragilidade. Quando se chega a este tempo, a fase da velhice, é importante aceitar os próprios limites e realizar o que é possível. Valorizar o que é pequeno.

Uma outra atitude e que vem em primeiro lugar é confiar em Deus Nosso Senhor, Ele é sempre próximo de nós, está em nós, está dentro de nós. Ele sempre ouve atende e compreende toda nossa oração, não só aquela que expressamos com palavras, mas aquela que está em nosso coração.

A velhice é uma fase da vida onde nós devemos saber abandonar; um dia Jesus disse a Pedro: "Quando eras jovem ias aonde    querias, quando ficares velho outro te conduzirá para onde não queres ir" (Jo. 21,18).

Na etapa da velhice, muita coisa é preciso abandonar: abandonar algo no exercício de nossa profissão, nossas posses, a saúde, o poder. Mas a gente abandona para ficar mais ágil em vista do passo que precisamos dar ao entardecer da vida e entrar na vida eterna.

Porém, a velhice tem certas atitudes importantes que se pode cultivar mais que em outras épocas:

Cultivar a gratidão, a humildade, a serenidade.

Também é uma fase onde se precisa receber.

Eu estou entrando nesta fase da velhice, então compreendo como duma parte é preciso saber receber, mas também não ficar dependente de mais. Eu dependo da bengala e de outras pessoas, mas eu também procuro caminhar sozinho. É preciso não ficar dependente sempre. É preciso ajudar-se.

           Por isso é preciso saber aceitar as próprias limitações e também a ajuda. Precisamos compreender a etapa da velhice para poder ajudar naquilo que a pessoa precisa.

Também é necessário cuidar, porque muitas vezes pensamos que ajudar é tirar a cruz da pessoa. Não. Não devemos substituir ou tirar a cruz da pessoa, mas devemos ajudar a carregar a cruz, sendo solidários, compreensivos, próximos, amigos e atentos.

Tendo presente a etapa da vida que estou vivendo, gostaria de partilhar e rezar uma oração com todos. Quem deixou esta oração foi minha mãe, por isso a faço com o coração:

“Senhor, Tu sabes que eu estou envelhecendo cada dia mais e que um dia serei velho de verdade.

Guarda-me da vontade de ter que falar sobre tudo e em todas as ocasiões. Livra-me da vontade de querer pôr em ordem os assuntos dos outros. Ensina-me a ser pensativo. De ajudar, sem querer impor as soluções.

Acumulei tanta experiência e tanta sabedoria que sinto pena em não poder passar adiante. Livra-me da mania de contar os detalhes infinitos das minhas doenças. Ensina-me a calar sobre minhas doenças e dificuldades, elas aumentam com os anos e minha vontade de descrevê-las também.

Não me atrevo a pedir o dom de escutar com prazer as doenças dos outros, mas ensina-me pelo menos em ouvir com paciência.

Dá-me Senhor a sabedoria de reconhecer aquilo em que eu posso estar errado. Eu não quero ser santo, mas nem um velho rabugento.

Ensina-me a descobrir as qualidades dos meus irmãos e concede-me a capacidade maravilhosa de que eu não só saiba conhecer as qualidades, mas reconhecê-las em cada um dos meus irmãos. Reconhecer e admirá-las. Assim seja”.

Esta era a oração que minha mãe rezava. Ela viveu 90 anos. Peço que me ajude a ficar um velho bom, um bispo velho e bom e que abençoe a todos.

Que saibamos amar com compreensão e também ajudar sem querer ser o centro de tudo.



Minha saudação e minha prece por todos.

Dom Paulo Moretto,

Bispo Diocesano de Caxias do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um breve comentário sobre o conteúdo desta postagem.

Um pouco da história...

A Paróquia Santa Fé foi criada em 10 de Novembro de 1999 e está localizada junto ao Bairro Santa Fé, na região Norte de Caxias do Sul. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Santa Rita de Cássia (Santa Fé) Nossa Senhora Consoladora (Centenário I) Senhor Ressuscitado (Centenário II) São Luiz Santo Antônio da 7 ° Légua, Nossa Senhora das Dores São Peregrino (Parque Alvorada) Nossa Senhora do Pedancino da 7ª Légua Nossa Senhora de Guadalupe (Brandalise) São Francisco (Vila Maestra) Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte) Imaculado Coração de Maria (Vila Ipê) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canyon) São Marcos (Veneza)e Nossa Senhora das Graças (Colina do Sol).

IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS

Posse - Dom Alessandro

1ª FESTA DOS PADROEIROS - 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RUDINEI ZORZO

ENCONTRO DAS LIDERANÇAS - 2010

CAMINHADA PELA PAZ - 2010