quarta-feira, abril 20, 2011

Feliz Páscoa



Hoje é Domingo da Ressurreição, podemos nos alegrar e exultar, pois o Senhor está vivo a cruz não foi o fim, mas o inicio de uma nova vida! Se o pecado de Adão pesava sobre nossas costas a cruz de Cristo nos deu a salvação.
Hoje muitos dirão Feliz Páscoa, mas será que todos compreendem bem o que estamos desejando ao nosso irmão ou nossa irmã? Não será simplesmente por costume que desejamos Feliz Páscoa?
Este dia é mais do que um costume, é o dia, que através da liturgia, tocamos nossa salvação, tocamos nossa fé, resignificamos nossa vida. A Páscoa é a principal e mais importante celebração da Igreja. Isso porque foi neste evento que Nosso Senhor Jesus Cristo nos alcançou definitivamente a salvação! Pelo seu mistério pascal (Paixão-Morte-Ressurreição), a humanidade foi resgatada da escravidão do pecado e reconciliada com Deus. Esse é o sentido de se celebrar a Páscoa: a vitória da vida sobre a morte! E nós reduzimos essa grandiosidade a algumas guloseimas...
E questão do coelho e dos ovos está tão absorvida pela sociedade que o mistério de Cristo está, há muito tempo, completamente esquecido. Um exemplo claro disso é a própria Semana Santa. A Missa de Ramos, as diversas procissões (do Encontro, do Senhor Morto...) e a Sexta-Feira da Paixão lotam as nossas igrejas e capelas... Mas quantas pessoas participam da Vigília Pascal e da Missa da Páscoa da Ressurreição? Os católicos morrem com Cristo na sexta-feira, mas se esquecem de ressuscitar com Ele no domingo! E tudo isso porquê? Por causa do bendito coelho...
Mas de onde vem esse personagem? De onde vêm os ovos? E por que são de chocolate? Muitos tentam forçar a barra e dar uma roupagem cristã a esses elementos: o coelho representa a fertilidade da Igreja, os ovos representam à vida que renasce e o chocolate a candura de Cristo... Ah, faça-me o favor!
Todos esses elementos são “importados” de culturas não-cristãs. O coelho é símbolo de fertilidade, mas não da Igreja, e sim dos cultos pagãos à natureza. Os ovos têm suas raízes nos cultos egípcios e celtas e o chocolate... Bem, o chocolate é uma jogada da indústria alimentícia, já no século XIX.
Irmãos, vamos recristianizar a Páscoa! Temos que mostrar ao mundo o real significado desta data, que tem raízes na mais importante das festas judaicas. Cristo celebrou a Páscoa dos Judeus, e cumpriu toda a promessa contida nela. Ele é verdadeiro Cordeiro sacrifical, com Ele Deus sela conosco a nova e eterna Aliança! Se de fato acreditamos que Cristo é o nosso salvador só assim poderemos dizer uns aos outros: Feliz Páscoa!
Pe. Rudinei Zorzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um breve comentário sobre o conteúdo desta postagem.

Um pouco da história...

A Paróquia Santa Fé foi criada em 10 de Novembro de 1999 e está localizada junto ao Bairro Santa Fé, na região Norte de Caxias do Sul. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Santa Rita de Cássia (Santa Fé) Nossa Senhora Consoladora (Centenário I) Senhor Ressuscitado (Centenário II) São Luiz Santo Antônio da 7 ° Légua, Nossa Senhora das Dores São Peregrino (Parque Alvorada) Nossa Senhora do Pedancino da 7ª Légua Nossa Senhora de Guadalupe (Brandalise) São Francisco (Vila Maestra) Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte) Imaculado Coração de Maria (Vila Ipê) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canyon) São Marcos (Veneza)e Nossa Senhora das Graças (Colina do Sol).

IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS

Posse - Dom Alessandro

1ª FESTA DOS PADROEIROS - 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RUDINEI ZORZO

ENCONTRO DAS LIDERANÇAS - 2010

CAMINHADA PELA PAZ - 2010