sexta-feira, outubro 15, 2010

REVISTA DE LITURGIA - CNBB

O ESPAÇO DA CELEBRAÇÃO

Pe. Marcelo Rezende Guimarães


“Jesus disse a Pedro e João: “Ao entrarem na cidade  
encontrarão um homem carregando uma bilha de agua; 
sigam-no até a casa em que ele entrar, edigam ao dono da
casa: o Mestre pergunta-te: Onde está a sala em que comerei
a Páscoa com os meus discípulos? Ele mostrará no andar ali
superior uma grande sala mobiliada, efaçam os preparativos".
Foram, pois, e acharam tudo como Jesus lhes dissera; e
prepararam a Páscoa" (Lc 22, 9-13).


         Com o mesmo carinho que os discípulos prepararam o lugar da ceia, nós preparamos e organizamos o espaço da celebração, como quem acolhe a graça e a energia de nosso Deus que se comunica conosco no aqui e no agora de nossa história.
Os primeiros cristãos, com o cuidado de não reproduzir as religiões existentes, afirmavam que não precisavam de templos – porque, diziam eles, como colocar em um só lugar Aquele que domina o céu e a terra? -, cediam suas casas ou reservavam uma casa para a liturgia comunitária.
De fato, o espaço da celebração não é a casa de Deus. A casa de Deus é cada um de nós e somos nós como Igreja. A verdadeira casa de Deus é a comunidade de fiéis que formam o corpo de Cristo. O espaço da celebração é a casa da casa de Deus, o lugar que abriga a assembléia dos cristãos e cristãs, convocados pelo Pai, em Cristo, na força do Espírito.

            O espaço: sacramento de nossa aliança com Deus


Se olharmos para a realidade profunda de cada um de nós e da humanidade como um todo, percebemos a importância do espaço na constituição de nosso ser. Não apenas ocupamos lugar no espaço, mas somos o espaço que ocupamos. Por isso, hoje, a luta por um canto de terra para plantar, por um lugar na cidade para morar, é, sobretudo, a luta pela dignidade de cada um na sociedade em que vivemos.
Os estudos da psicologia profunda – e a experiência de cada um certamente confirma! – revelam esta unidade entre aquilo que a gente é e o espaço que nós vivemos. O espaço revela nosso ser. O “diga-me como moras e eu te direi quem és” tem um certo fundo de verdade.
Da mesma forma, o espaço litúrgico apresenta-se como sacramento, através do qual fazemos a experiência da aliança com Deus, nos constituímos como Igreja de Cristo e recebemos o seu Espírito. Recomenda-se  que as igrejas e  todos os espaços sejam consagrados ou abençoados.

Critérios para organizar o espaço da celebração


Para organizar o espaço de nossas celebrações, é bom lembrar, em primeiro lugar, que o espaço da celebração é o espaço da assembléia, o lugar reunião da comunidade. Deve facilitar a comunicação entre os irmãos e irmãs e deixá-los o mais à vontade possível.
Como sacramento, o espaço deve ser digno e belo, sinal da beleza de Deus. O que não significa, de maneira nenhuma, luxo ou requinte, mas apenas bom gosto! A importância espiritual da beleza não quer dizer que no espaço da celebração vamos permitir enfeites desnecessários. É importante lembrar que o os objetos devam ser úteis, isto é, servir a alguma finalidade na dinâmica da celebração, e serem, ao mesmo tempo, verdadeiros.
Devemos cuidar para que o espaço seja despojado e simples, levando-nos ao essencial. Assim como há poluição nas cidades e nos lugares da natureza, podemos ter poluição no espaço da celebração. Tantas coisas, tantos objetos, folhagens, cartazes, que perdemos o sentido do que realmente é importante. Uma regra prática que pode nos ajudar é a de evitar duplicações: por exemplo, se temos uma cruz grande não precisamos ter outra sobre o altar...
(A íntegra do artigo foi publicada no Jornal Integração da Diocese de S. Cruz do Sul, julho de 1999, p. 11)

Perguntas para reflexão pessoal e em grupos:

1.      O que se entende por espaço litúrgico ou espaço da celebração?
2.      Qual é a verdadeira casa de Deus?
3.      O que deve ter um espaço litúrgico para favorecer a comunicação e a participação da assembléia?
4.      Quem deve cuidar da preparação do espaço da celebração?
5.      De que jeito a organização do espaço litúrgico será um sinal da beleza de Deus?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um breve comentário sobre o conteúdo desta postagem.

Um pouco da história...

A Paróquia Santa Fé foi criada em 10 de Novembro de 1999 e está localizada junto ao Bairro Santa Fé, na região Norte de Caxias do Sul. Fazem parte da Paróquia as seguintes comunidades: Santa Rita de Cássia (Santa Fé) Nossa Senhora Consoladora (Centenário I) Senhor Ressuscitado (Centenário II) São Luiz Santo Antônio da 7 ° Légua, Nossa Senhora das Dores São Peregrino (Parque Alvorada) Nossa Senhora do Pedancino da 7ª Légua Nossa Senhora de Guadalupe (Brandalise) São Francisco (Vila Maestra) Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte) Imaculado Coração de Maria (Vila Ipê) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canyon) São Marcos (Veneza)e Nossa Senhora das Graças (Colina do Sol).

IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS

Posse - Dom Alessandro

1ª FESTA DOS PADROEIROS - 2010

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RUDINEI ZORZO

ENCONTRO DAS LIDERANÇAS - 2010

CAMINHADA PELA PAZ - 2010